Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
29/08/2017 09:32 | Autor: Editor

Termina hoje o prazo de inscrições para o Programa Estadual de Conservação de Solos

Encerra nesta terça-feira o prazo para que o produtor rural, pessoa física ou jurídica, cuja propriedade se caracteriza pela produção agrícola, pecuária ou florestal possa aderir ao Prosolo.
O programa permite que o agricultor ganhe mais tempo para adequar a propriedade à lei de conservação de solo.
A adequação começa com um projeto de conservação de solo da propriedade, visando reduzir a erosão do solo e assim promover o aumento da produtividade e diminuição nas perdas de nutrientes pelo processo erosivo.
No dia 10 deste mês, o secretário executivo do Prosolo Werner Hermann Meyer, esteve em Toledo para esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Na ocasião, ele revelou que o programa oferece suporte técnico para aqueles que desejam melhorar a qualidade do solo e água em sua propriedade.
Outro ponto citado por Meyer durante sua visita ao município foi que o programa trata de capacitação e várias turmas estão em andamento.
Ele explicou que a meta fazer com que o programa capacite dois mil técnicos para auxiliar os produtores a elaborar projetos de conservação em todo o Estado até 2018.
O produtor rural que deseja aderir ao Prosolo precisa procurar um escritório da Emater para preencher o Termo de Adesão.
O produtor precisa levar os documentos pessoais, número da matrícula ou outro documento que comprove a posse da propriedade e as coordenadas de referência da propriedade.
A maioria dos produtores que já procuraram a Emater é aqueles que já possuem alguma notificação.
Após o preenchimento do cadastro, eles precisam retornar na unidade após 12 meses para dizerem que executaram o projeto de adequação de conservação do solo.