Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
12/09/2017 09:12 | Autor: Editor
Fonte: CGN

Zoológico de Cascavel perde leoa Dotty

Animal tinha 21 anos e enfrentou vários problemas de saúde...

A leoa Dotty do zoológico de Cascavel morreu no último dia 2. Ela estava no setor extra, recebendo glicose e medicamentos quando não resistiu. Cerca de dez dias antes o animal havia sido retirado da exibição pelos problemas de saúde. Ela tinha insuficiência cardíaca e problemas hepáticos crônicos.

A morte do animal de 21 anos entristeceu a todos no zoológico. Exames vão tentar determinar a causa exata da morte

“Ela já era considerada um animal idoso. Na natureza a expectativa de vida é de cerca de 12 anos, mas nós trabalhamos muito para que ela vivesse mais, apesar dos problemas que tinha. Ainda estamos muito tristes”, comenta o veterinário Ilair Dettoni.

Dotty passou a viver no zoológico de Cascavel em 2014 depois que o parque onde ela vivia em Maringá fechou. Logo que chegou foram detectados cistos no sistema digestivo e problemas no fígado. No ano passado ela chegou a passar por uma cirurgia.

Não existe previsão de receber outro animal da espécie. Atualmente o setor de grandes felinos conta com uma onça preta, com 25 anos, além de um leão, um tigre e quatro pumas, com idade até 12 anos. O plano para pumas filhotes recebidos nos últimos anos era devolvê-los à natureza, mas os animais se mostraram dóceis demais e, assim, não teriam chance de sobreviver no habitat natural.

As jaulas onde os felinos ficam atendem a metragem mínima exigida pelas normas ambientais e a construção de recintos maiores não está nos planos. Isso porque apesar de o zoológico estar numa área, não seria permitido derrubada de mata para a construção e não há espaços livres adequados para a obra.