Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
11/12/2017 14:32 | Autor: Editor

Cooperativas do Paraná vão faturar mais de 70 bilhões e meio de reais neste ano

As 220 cooperativas do Paraná, de dez diferentes ramos, devem atingir faturamento de 70 bilhões e 600 milhões de reais em 2017, o que representa um aumento de 1 bilhão e 300 milhões de reais em relação ao montante alcançado em 2016.


Crescimento deve ser inferior à média dos últimos anos em razão da recessão econômica


Os números preliminares do setor foram divulgados pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, em Curitiba.
Segundo Ricken, apesar das adversidades econômicas vivenciadas em 2017, das quais ninguém esteve imune, as cooperativas do Paraná devem confirmar um crescimento adicional de faturamento, ultrapassando 70 bilhões de movimento econômico, com geração de 89 mil empregos diretos e mais 2 milhões e 800 mil oportunidades de negócios, no campo e nas cidades.
O índice de crescimento deve ser inferior à média dos últimos anos em razão da recessão econômica, que teve reflexos no consumo das famílias, e pela demora na comercialização dos grãos, em função da redução dos preços da produção.
Apesar disso, os resultados líquidos devem ser superiores a 2 bilhões de reais, próximo da média verificada nos últimos cinco anos.
De acordo com o presidente da Ocepar, é importante frisar que parte significativa desse resultado foi obtido devido à conquista de novos mercados, em função da agroindustrialização, otimização de estruturas e ao processo de integração em desenvolvimento no cooperativismo do Paraná.
Ainda segundo o dirigente, o cooperativismo engloba mais de 1 milhão e meio de cooperados no Paraná.