Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
08/02/2018 14:39 | Autor: Editor

Seab e Adapar destacam mobilização regional pela declaração de área livre de aftosa

Autoridades do Estado destacam empenho de entidades regionais para que o Paraná conquiste status de “área livre de aftosa sem vacinação”.


Campanha de novembro poderá ser a última antes do reconhecimento”


Foi no Show Rural da Coopavel, em Cascavel nesta semana, que a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná reconheceram publicamente, a atuação do Programa Oeste em Desenvolvimento como essencial para ajudar o Paraná a conquistar o status de “Estado Livre de Aftosa sem vacinação”, em 2021, dois anos antes do previsto.
A Itaipu Binacional é uma das 60 instituições parceiras do POD, que tem promovido cursos sobre saúde animal e campanhas de conscientização sobre zoonose animal, além de atuar na reativação e institucionalização dos Conselhos de Sanidade Agropecuária nos 54 municípios da região.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o trabalho que vem sendo realizado pelo POD é fundamental para ajudar o Paraná a conquistar este título e manter o rebanho sem aftosa.
O diretor presidente da Adapar, Inácio Kroetz, completou dizendo que grande parte da produção paranaense está no Oeste e as ações desenvolvidas pelo programa têm mostrado aos produtores a importância de manter o rebanho sem aftosa e sem vacina.
O secretário e o diretor-presidente participaram de um encontro com representantes do POD, instituições públicas, cooperativas e sindicatos rurais.
Segundo Ortigara, a última vacinação será em novembro e depois será necessário manter o rebanho saudável e aguardar a declaração Organização Mundial de Saúde Animal .