Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
14/02/2018 14:28 | Autor: Editor

Ministério Público cria grupo especializado em segurança pública

Trabalhos devem começar nas próximas semanas


O chamado Gaesp - Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública, começa a funcionar nas próximas semanas no Ministério Público do Paraná.
O novo núcleo é ligado ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais e tem a proposta de reunir dados ligados à segurança pública do Estado e desenvolver estratégias mais eficazes no combate ao crime.
Segundo o coordenador, o procurador Claudio Esteves, os debates devem envolver outros órgãos como o Judiciário, a Secretaria de Segurança e as polícias Civil e Militar.
Entre os desafios ele cita a existência de presos em cadeias públicas e a falta de continuidade nas ações preventivas.
Conforme o Atlas da Violência, publicado pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sete pessoas são assassinadas por hora no Brasil.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública , 2.184 homicídios foram registrados no ano passado no Paraná.
Além dessa estatística, 275 pessoas morreram em confrontos com policiais civis, militares e guardas municipais, conforme dados contabilizados pelo Ministério Público.
Para o procurador de Justiça e coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, esta é uma forma do Ministério Público contribuir para o aperfeiçoamento das políticas de segurança pública.