Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
15/02/2018 14:35 | Autor: Editor

Censo Agropecuário já abrange 95% das propriedades rurais da região

Executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Censo Agropecuário 2017 deve ser encerrado no início de março e, na Regional de Toledo, que abrangência que envolve nove municípios, já foram concluídos aproximadamente 95% dos trabalhos de coletas de dados.

Houve um certo atraso em razão das condições climáticas


Segundo o coordenador do Censo na região, Carlos Alberto de Sá, os trabalhos
seguiram conforme o cronograma proposto e que os impasses envolveram apenas condições climáticas.
Naquele período de chuvas intensas os profissionais não conseguiam fazer as visitas programadas e, com isso, houve um atraso de 20% nas atividades.
O coordenador cita que, de maneira geral, os profissionais foram bem recebidos pelos produtores.
A entrevista está tendo duração média de 30 a 45 minutos e as informações não
serão divulgadas de maneira individual, ou seja, os dados serão veiculados por município, por isso os produtores não precisam ficar preocupados.
Para executar os trabalhos nos municípios de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu foram contratados mais recenseadores e supervisores.
As visitas começaram em outubro do ano passado: a projeção é visitar 10.300 estabelecimentos agrícolas em toda a regional.
O novo levantamento irá mostrar a nova realidade da agropecuária brasileira, com índices de produção agrícola, efetivo de produção pecuária, estrutura dos estabelecimentos agropecuários, dados de silvicultura, apicultura, piscicultura, matas e florestas, pastagens, entre outras informações que são importantes para o planejamento do agronegócio regional.
A novidade dessa edição é que o levantamento acontece de maneira totalmente digitalizada no processo de coleta de informações.
A ferramenta auxilia na precisão e agilidade durante a retirada de dados e também no processamento e divulgação.