Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
17/05/2018 14:54 | Autor: Editor

PF investiga paraguaios que se infiltram em invasões indígenas em Guaíra e Terra Roxa

A partir do episódio registrado nessa semana de um novo enfrentamento ocorrido em Terra Roxa entre produtores rurais e indígenas; novas mobilizações e trativas passaram a acontecer nas esferas judiciais.
A propriedade invadida por um grupo de índios, fica na divisa dos municípios de Terra Roxa e Guaíra, e o proprietário já dispõe de duas decisões para ordem de reintegração, as quais ainda não foram cumpridas.
Representando o movimento dos produtores daqueles municípios, que sofrem com a possível demarcação de terras indígenas feita pela FUNAI, a advogada Cristiane Venâncio, destaca que em nenhum momento os agricultores se colocaram contrários aos direitos dos índios, mas a luta acontece pelo direito à propriedade.
Ela revelou alguns pontos negativos no enfrentamento dessa semana – que por pouco não resultou em tragédia, destacando a presença de crianças armadas com facões.
A advogada dos produtores também questiona a não presença da Polícia no local, mesmo após ter sido acionada por várias vezes; além do fato de que falsos índios – fazem parte desses grupos de invasores.
Cristiane Venâncio esclarece que existe uma investigação da Polícia Federal quanto a legitimidade das pessoas que fazem parte dos grupos de invasores; que se dizem serem índios, mas que na verdade seriam moradores do Paraguai...