Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
04/07/2018 14:53 | Autor: Editor

Toledo é o segundo município paranaense em área plantada de soja

Toledo é o segundo município do Estado do Paraná com maior área plantada de soja – 78.160 hectares - e Cascavel aparece em primeiro com 95.309 hectares de área cultivada com a oleaginosa.


Mal. Rondon é o 17º do Estado no cultivo da oleaginosa

Os dados foram revelados após o mapeamento de áreas de soja, para o anosafra 2017/2018, através da utilização de imagens de satélites orbitais e técnicas de sensoriamento remoto.
O trabalho foi desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paranpa, por meio Laboratório de Estatística Aplicada e do futuro Núcleo de Geotecnologias e Ciência de Dados.
Segundo o professor e coordenador do trabalho Jerry Johann, o sensoriamento remoto é uma valiosa ferramenta para a agricultura, que possibilita o monitoramento agrícola do vigor e da cobertura vegetal do solo, em escala regional.
Desta forma, são obtidos dados sobre o tipo de cultura implantada e da sua distribuição espacial, o que permite a quantificação de área das culturas mapeadas, trazendo objetividade e rapidez na previsão de safras agrícolas.
O estudo foi realizado no campus de Cascavel da Unioeste e teve a colaboração de alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Agrícola, além da cooperação técnica da Universidade do Estado do Mato Grosso, instituição que idealizou e coordena o projeto SojaSat.
O professor ainda explica que “o mapeamento implica num minucioso processo de seleção espacial e temporal de imagens de vários satélites orbitais, com posterior processamento digital destas imagens, por meio de algoritmos, que permitem a identificação das culturas agrícolas implantadas na região de interesse.
Todo o processo de mapeamento e validação no Paraná levou cerca de 70 dias para realização pela equipe.
Dentre os demais municípios paranaenses em maior área destinada ao cultivo da soja, Marechal Cândido Rondon aparece na 17ª posição com 38 mil e 498 hectares.