Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
11/10/2018 15:34 | Autor: Editor

Adapar explica portaria publicada para garantir a biosseguridade da suinocultura

Representante da Adapar explica portaria que precisará ser obedecida para garantir a biosseguridade da suinocultura.


No dia 20 de setembro, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou a Portaria 265, instrumento que regulamenta as boas práticas voltadas à prevenção e controle de doenças infecciosas nos locais onde ocorre a criação de suínos.
O Estado é o primeiro entre todas as unidades da federação a ter um regulamento dessa natureza, dando prazo de 12 meses para que os produtores se adéquem às novas regras.
Órgãos representativos do Estado como a Associação Paranaense dos Suinocultores, representantes de indústrias integradoras, cooperativas e a sociedade civil organizada como um todo participaram do processo de criação desta instrução normativa.
As contribuições ao texto original foram coletadas pela Adapar em uma audiência pública no dia 29 de agosto, durante reunião do Comitê Estadual de Sanidade Suídea.
O médico veterinário Loreno Egidio Tafarel, da Adapar de Marechal Cândido Rondon explica sobre a legislação até então vigente e o que essa portaria acrescenta na busca da biosseguridade da suinocultura...