Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
18/10/2018 15:07 | Autor: Editor

Agricultores testemunham a eficiência do Manejo Integrado de Pragas

O resultado positivo do Manejo Integrado de Pragas, cujos agricultores envolvidos estão conseguindo reduzir a aplicação de agroquímicos e, com isso, tendo menor custo de produção, será enfatizado em “A Personalidade da Semana”.


A cultura da soja está sujeita ao ataque de insetos desde a germinação até à colheita.
As principais pragas da soja são as lagartas e os percevejos, que causam danos econômicos mais graves quando não manejados corretamente.
Nos últimos anos, o número de aplicações de inseticidas para controle desses insetos aumentou drasticamente sem critérios técnicos levando ao uso abusivo de agrotóxicos, com a utilização média de 4 à 6 aplicações por safra dependo da localidade e ano.
Essa prática é insustentável, tanto no aspecto econômico quanto no ambiental.
O uso errôneo de agrotóxicos desequilibra o ambiente, consequentemente estimulando o aumento de pragas secundárias, como o ácaro e a mosca-branca, e também favorece ressurgência das pragas e a seleção de pragas resistentes aos inseticidas utilizados.
Por isso, é necessária a adoção das estratégias do Manejo Integrado de Praga, o qual é um conjunto de tecnologias baseado na amostragem de pragas e no monitoramento da lavoura para a tomada de decisão com relação ao controle correto.
No Paraná este trabalho é feito pela Emater, em conjunto com a Embrapa e a Federação da Agricultura do Estado, com o apoio de outras entidades e órgãos ligados ao setor produtivo.
Na edição deste sábado de A Personalidade da Semana, será apresentado o resultado positivo dos agricultores envolvidos nessa prática.
Em companhia da professora doutora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon, Vanda Pietrowski, e do engenheiro agrônomo Eduardo Wammes, da Emater de Palotina, nossa reportagem visitou proprietários rurais daquele município e ouviu produtores e técnicos.
Um dos entrevistados é o agricultor Cláudio Dalazem, cuja propriedade está localizada na divisa dos municípios de Terra Roxa e Palotina, que garante a eficiência do Manejo Integrado de Pragas.......gravação..........
Toda a matéria enfocando o Manejo Integrado de Pragas será destacada em “A Personalidade da Semana”, que excepcionalmente neste sábado será levada ao ar as 09h30, em razão do jogo da Copagril pela Liga Nacional Futsal, e reprisada no Jornal de Domingo.