Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
21/11/2018 09:34 | Autor: Regis Guerreiro

Ações em prol do meio ambiente movimentam entidades rondonenses



Aconteceu ontem a tarde na propriedade de Mário Schreiner, na Linha Campos Sales, Margarida, a primeira etapa do projeto “Se Você Muda, o Mundo Muda Com Você”, com o plantio de seis mil mudas de árvores nativas.
A ação consiste no plantio de mata ciliar e recuperação do Rio Onça Preta e contemplará todos os moradores da região em que o rio corta suas propriedades.
O projeto em questão é desenvolvido pela professora Andressa Cottica e CMEI Portal da Vida, em parceria com prefeitura, Sicredi, Acimacar, SAAE, gestores de educação ambiental e Itaipu Binacional.
O objetivo é desenvolver ações em cumprimento às metas da agenda 2030, trazendo uma nova proposta pedagógica pautada na educação para a sustentabilidade, difundindo e trabalhando condutas conscientes e de respeito ao meio ambiente.
A estimativa é que o rio seja totalmente recuperado e a área em toda sua extensão receba uma quantidade aproximada de 15 mil árvores nativas.
O trabalho deverá ser concluído em 30 dias e o projeto já abre frentes em outras localidades do município.
A intenção é atender a 100% dos moradores da linha, mas o plantio está sendo feito conforme a vontade de adesão de cada um.
Também a Acimacar, como parte da programação de seu cinquentenário, realizou a primeira etapa de plantio de 1.700 árvores previsto para na nascente Matilde Cuê.
O plantio de 700 árvores, foi realizado por diretores da entidade e alguns dos parceiros da ação, como o Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Conselho do Jovem Empreendedor e o SAAE.
As atividades relativas ao meio ambiente são recorrentes dentro da entidade que em 2008 criou a pasta Responsabilidade Ambiental.
Na época, foi realizado o plantio de uma árvore por habitante, e em 2013, novamente o mesmo projeto e, ainda, outras atividades nesta área.