07 de março – Dia do Pioneiro

Em 07 de março de 1950, chegaram ao atual município de Marechal Cândido Rondon, os pioneiros Oswaldo Heinrich, Erich Ritscher e Antônio Rockenbach.

“Ao som da serra e do machado, três homens hastearam uma bandeira, futuro viram em todo o lado e apostaram a vida inteira”. Os versos de autoria de Levy Gomes e José Carlos Melo, que acompanham as notas entoadas por Willi Carlos Trentini no hino municipal, retratam o cenário da década de 1950.

No dia 07 de março daquele ano Oswaldo Heinrich, Antônio Rockenbach e Erich Ritscher iniciaram a derrubada do denso mato. A clareira para a construção dos primeiros barracões que receberiam os moradores vindos, principalmente, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, passou a ser aberta na região do antigo Hotel Avenida e da atual cadeia pública, local estratégico por ser próximo às águas do Arroio Borboleta.

A derrubada do mato seguiu em direção ao antigo Hospital Filadélfia, formando quadrado até a avenida Maripá e ao Hospital Marechal Rondon, voltando para o ponto de partida. Naquele espaço roçado estabelecia-se o que no futuro seria a região central da cidade.

Lei municipal

Em Marechal Cândido Rondon, o Dia do Pioneiro foi instituído para ser celebrado anualmente no dia 07 de março, através da lei municipal nº 3.466, de 2003.

No ano 2002 foi criada a Apidemar (Associação de Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon), com a missão de preservar os hábitos e costumes das primeiras famílias rondonenses, promovendo encontros para discutir assuntos relacionados aos colonizadores.

1º encontro

No próximo dia 17, ocorrerá o 1º encontro deste ano da Apidemar, no café colonial no parque de exposições, a partir das 10h30, com a eleição da diretoria para a gestão 2024/2025. Haverá, ainda, almoço e demais atividades durante o dia. Todos os pioneiros e seus familiares estão convidados a prestigiar o evento.

 

Fonte: Assessoria