Rádio Difusora do Paraná

2020 pode ser o mais quente no Paraná nos últimos 25 anos

  O ano de 2020 deve entrar para a história como um dos mais quentes já registrados, segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus, do Programa de Observação da Terra, da União Europeia, que monitora o clima desde 1979.

O levantamento, divulgado nesta semana, repete a análise da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos e aponta que há 99,9% de chance de 2020 entrar no ranking dos cinco anos mais quentes já registrados.

Segundo o órgão, esse aumento na temperatura do ar ocorre em várias regiões do mundo, como no Norte da Sibéria, no Oriente Médio, em partes da América do Sul, Estados Unidos, Austrália e Europa.

As altas temperatura também moveram os termômetros no Paraná e segundo o Simepar, setembro foi um dos mais quentes da série histórica de medição, que teve início em 1998.

A situação é tão grave que o Paraná foi incluído no mapeamento hídrico do Monitor de Secas, plataforma regulamentada pela Agência Nacional de Águas, que foi criado em 2014, inicialmente para atender o Nordeste, onde são mais recorrentes as secas prolongadas e com a crise hídrica, o Paraná foi incluído no monitoramento.