Rádio Difusora do Paraná

2021 irá fechar com 80,00% da obra de duplicação da Rodovia BR-163 entre Toledo e Marechal Cândido concluída

Já faz mais de sete anos que as obras de duplicação da Rodovia BR-163 no trecho entre os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon tiveram início. Em um primeiro momento a intenção era de que a obra fosse entregue em meados de 2017, mas o ano de 2021 terminará com 80,00% dos trabalhos concluídos.

Durante os sete anos de intervenções, as obras ficaram paralisadas em vários momentos. Na maior parte das oportunidades, as paralisações se deveram a indisponibilidade de recursos. A verba destinada a essa obra é de responsabilidade do Governo Federal.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até o mês de novembro, o montante investido em toda a execução da obra era de R$ 329.818.993,13. Os valores são reajustados conforme a inflação do período. Ainda não existe uma previsão para a entrega da totalidade da obra, visto que a conclusão depende da liberação de recursos por parte do Governo Federal. Conforme o DNIT, ainda são necessários aproximadamente R$ 100 milhões  para a conclusão desse trecho.

No final do mês de novembro foram realizados os seguintes serviços: execução de meio ambiente, no km 236+200; execução de drenagem, no km 249+020 e; execução de escavação para obras de instalação do novo viaduto no km 270+430.

Já estão liberados para o tráfego em pista dupla, um trecho de 32 km de um total de 38 km entre os municípios de Toledo e Quatro Pontes. Até o mês de novembro já encontravam-se à disposição dos usuários 05,95 km de marginais e cinco obras de artes especiais, os famosos viadutos.

As obras de duplicação continuam normalmente. Neste mês, os trabalhadores entram em férias coletivas e, em janeiro de 2022 as obras continuam.

 

Fonte: Toledo News