Conectado com

Geral

20ª Regional de Saúde de Toledo tem 28 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19

A situação da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) continua resultando em uma série de problemas em Toledo e em toda a região Oeste. Os principais problemas estão relacionados ao colapso do sistema de saúde. Na 20ª Regional de Saúde de Toledo temos apenas duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 livres, mas 28 pacientes ainda precisam de uma vaga.

A 20ª Regional de Saúde tem 62 leitos de UTI Covid-19. Os leitos estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, e o Hospital Bom Jesus, em Toledo. Esses leitos são destinados ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A espera por leitos hospitalares não se resume apenas às UTIs, já que 23 pessoas também aguardam por vagas de enfermaria na 20ª Regional de Saúde. No total são 51 cidadãos aguardando por leitos hospitalares.

A situação de lotação também tem sido um problema dos hospitais particulares e dos atendimentos conveniados, que estão próximos da lotação de seus leitos exclusivos para o atendimento de pacientes Covid-19.

A gravidade da situação também fez com que os leitos de UTI geral do Hospital Bom Jesus chegassem a sua lotação no início da última semana.

O momento ruim também é reflexo da alta taxa de novos casos e óbitos relacionados à doença que tem sido observados nas últimas semanas. Somente em Toledo nos últimos três dias foram mais três óbitos causados pela Covid-19 e 249 novos casos da doença. Dados que juntamente com os atuais 1.412 casos ativos comprovam o momento delicado.

O médico e diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Pedrotti, ressaltou em entrevista recente que esse é o pior momento enfrentado em Toledo desde o início da pandemia em março de 2020. “O momento é o pior desde o início da pandemia em Toledo! Nós estamos agregando mais camas, mais leitos, mais tudo no PAM, mas isso não tem sido suficiente. Precisamos de mais respiradores e profissionais para promover o melhor e mais adequado atendimento aos pacientes. A preocupação é enorme, pois todos esses recursos estão escassos e são finitos”, relatou o médico.

Macrorregião Oeste

A situação delicada de lotação e fila de espera por leitos de UTI Covid-19 se repete na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo; Pato Branco; Francisco Beltrão; Foz do Iguaçu; e Cascavel.

A Macrorregião Oeste conta no momento com 125 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19 e com 76 pessoas aguardando por uma vaga de enfermaria, o que dá um total de 201 cidadãos esperando por um leito hospitalar.

A Macrorregião Oeste também enfrenta problemas com lotação dos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais particulares e também nos convênios. No início da semana passada o Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste (Consamu) emitiu um comunicado alertando para o momento terrível, com a falta de leitos e pedindo pela colaboração da população com os cuidados sanitários.

Pensando em todas as dificuldades da atual situação, se proteja com a utilização de máscara cobrindo toda a boca e nariz, lavando as mãos frequentemente utilizando água e sabão ou álcool em gel 70%, mantendo o distanciamento de 1,5 metro dos demais e é claro o mais importante, evitando as aglomerações.

Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Policia Civil cumpre neste momento mandados no caso envolvendo empresária rondonense desaparecida

Civil e Instituto de Criminalística cumprem mandados em três residências, incluindo a casa da vitima

Reprodução Facebook

A Policia Civil de Marechal Cândido Rondon cumpre neste momento, mandados de busca e apreensão no caso envolvendo a empresária  Edna Storari, de 56 anos, desaparecida desde o dia 27 de setembro deste ano.

Desde a tarde desta terça-feira (25) policiais civis em operação conjunta com o Instituto de Criminalística, realizam uma série de diligências para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, contra pessoas próximas aos investigado – marido da vitima – que se encontra preso desde o dia 07 de outubro.

Neste momento é realizada uma perícia técnica na residência da vítima, no Bairro Alvorada.

Há informações de que mandados de busca e apreensão também estão sendo cumpridos em outras duas moradias.

O delegado de Policia Civil de Marechal Rondon, Rodrigo Baptista Santos, ainda não se pronunciou sobre as diligências de hoje – que estão acontecendo neste momento – e os possíveis avanços na investigação, do caso envolvendo a empresária desaparecida Edna Storari.

Continue Lendo

Esportes

Rondonenses serão contemplados com kit do programa Geração Olímpica

Na lista constam atletas e treinadores de inúmeras modalidades esportivas. Entrega está agenda para a manhã de sábado (30)

Onze rondonenses, entre atletas e treinadores de diversas modalidades esportivas, serão contemplados com a entrega de kit do programa Geração Olímpica, promovido pelo governo do estado, através da Superintendência Geral do Esporte, em parceria com a Copel.

A entrega está agendada para as 9h de sábado (30), na Secretaria de Esporte e Lazer de Marechal Cândido Rondon.

O grupo de rondonenses será contemplado com camiseta, mochila, bandana, squezze (garrafa), boné, bottons e pulseiras. Eles representam equipes do município no basquetebol, handebol, judô e voleibol.

Além de Marechal Rondon, receberão o kit do Geração Olímpica atletas e treinadores dos seguintes municípios: Guaíra, Iracema do Oeste, Maripá, Medianeira, Mercedes, Palotina, Pato Bragado, Santa Helena, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa e Toledo.

Veja abaixo a relação de atletas e professores rondonenses que receberão o kit.

Ana Luisa Sauer: Voleibol
Ana Luiza Bento: Voleibol
Claudemiro dos Santos: Voleibol
Gabriel Boes: Basquetebol
Gustavo Hanke: Judô
João Boeing: Basquetebol
Kauany Boone: Basquetebol
Luis Kubiski: Voleibol
Marcelo Goes: Basquetebol
Thomas Kotters: Handebol
Vittor Souza: Basquetebol

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Secretaria de saúde rondonense acaba de confirmar mais um óbito por Covid-19

ÓBITO 155: Sexo masculino, 55 anos. Início dos sintomas no dia 13/09 com febre, dor de garganta, fraqueza, tosse, dor muscular e dificuldade ao respirar.

Dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 20/09.

A coleta do exame RT-PCR ocorreu no dia 21/09, confirmando se tratar de Covid-19 em 22/09.

O paciente foi transferido nesta mesma data para atendimento hospitalar em Missal, onde faleceu no dia 24/10.

Comorbidade: hipertensão.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.