Conectado com

Geral

331 municípios estão infestados pelo mosquito da dengue no Paraná

Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira o novo boletim de infestação predial que apresenta o Levantamento de Índices Rápido para o Aedes Aegypti, o LIRAa.

O Paraná tem 331 municípios infestados, representando 82,96%.

 Isso representa 82,92% de todos os municípios 

No período de 2 de janeiro a 6 de fevereiro, dos 399 municípios do Paraná, 103 estão classificados em situação de risco de epidemia; 160 em alerta e 114 em situação satisfatória para o Índice de Infestação Predial.

Os demais não enviaram informações ou não realizaram o monitoramento.

O município com maior índice de infestação predial do Aedes Aegypti é Terra Boa, na Região Noroeste do Estado, com 14,80% do IPP por 100 mil habitantes.

O Programa Nacional de Controle da Dengue define depósito como todo recipiente utilizado para finalidade específica que armazene ou possa vir a armazenar água e que esteja acessível à fêmea do mosquito, ou seja, é o local que acumula água onde a fêmea do mosquito deposita seus ovos.

Dentre as amostras, 78,2% são depósitos móveis ou passíveis de remoção – recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção, pneus, vasos de plantas, bebedouros e recipiente para degelo de geladeiras, entre outros.

O levantamento demonstra que os fatores externos são determinantes para eliminação dos criadouros, reforçando a necessidade do apoio da população para acabar com possíveis focos do mosquito.

O LIRAa é uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Saúde desde 2002, sendo realizada pelos municípios considerados infestados pelo Aedes Aegypti.

Ele permite a identificação de áreas com maior proporção de focos, bem como os criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Vídeo: inaugurada estrutura para novas UTI’s do Hospital Rondon

Continue Lendo

Agricultura

Copagril inicia preparativos para o Dia de Campo 2023

Diretores, superintendentes e integrantes da área agronômica da Copagril já iniciaram preparativos o o tradicional e primeiro grande evento anual da cooperativa, o Dia de Campo.

A edição de   2023 será realizada entre os dias 19 e 21 de janeiro na estação experimental da cooperativa.

A pretensão é que o evento  apresenta  todas as novidades do mercado agropecuário: da tecnologia dos grãos e os maquinários mais modernos.

Os convites às empresas e instituições parceiras estão ocorrendo e a expectativa é de mais um grande evento do agronegócio regional.

Continue Lendo

Agricultura

Frente Parlamentar do Agro quer inclusão de seguro rural na PEC da transição

No que depender dos congressistas vinculados ao agronegócio, mais um item será incluído na excepcionalização do teto orçamentário previsto na Proposta de Emenda à Constituição entregue ao Congresso Nacional.

Além do Auxílio Brasil — ou Bolsa Família —, a Frente Parlamentar da Agropecuária pedirá a inclusão do Seguro Rural na lista.

Quem, fala a respeito é o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.