Rádio Difusora do Paraná

Decretação de estado de emergência agrada produtores e lideranças do agro rondonense

Lideranças e produtores do setor agropecuário ficaram satisfeitos com a decisão anunciada nesta quinta-feira (06) pelo prefeito Márcio Rauber de aderir ao decreto de situação de emergência devido a estiagem.

Segundo levantamento feito por cooperativas, empresas e entidades ligadas ao agronegócio, a quebra na safra de soja e milho alcança 85% no município de Marechal Cândido Rondon, o que justifica a medida.

Com a adesão ao decreto estadual, os produtores rurais rondonenses ficam autorizados a solicitar a prorrogação de parcelas de investimentos, como a renegociação de financiamentos com instituições bancárias.

A adesão ao decreto estadual permite que a Prefeitura forneça auxílios pontuais aos produtores, mas uma das consequências é que o município irá arrecadar menos ICMS e FPM nos próximos anos.

A partir de mobilização e reivindicação feita pelo setor agropecuário, outros municípios da região também aderiram ao decreto estadual e seus governantes tiveram o aval de suas comunidades.

Após a decretação em nível municipal, o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, revela outras ações necessárias para a oficialização do estado de emergência……..ouça entrevista

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2022/01/WhatsApp-Audio-2022-01-07-at-10.38.25-online-audio-converter.com_.mp3?_=1