44 municípios do estado terão atividades voltadas ao câncer de mama em Outubro

Outubro está chegando, e com o início do mês rosa, também começam as campanhas de promoção à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama, o segundo tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres brasileiras e paranaenses, atrás apenas do câncer de pele.

 

Enquanto o primeiro é responsável por cerca de 20% de todos os casos de câncer entre as mulheres, o segundo responde por aproximadamente 30%.

No Paraná, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva é que, apenas em 2019, serão registrados 3.730 novos casos de câncer de mama, com uma média de 10 diagnósticos por dia.

O Estado apresenta ainda a quarta maior taxa de incidência da doença de todo o país, com 64,70 casos para grupo de 100 mil habitantes.

Está apenas atrás do apenas o Rio de Janeiro, como 92,90 casos, o Rio Grande do Sul, com 88,23 casos e São Paulo, como 70,89 casos para cada 100 mil habitantes.

Ao longo do mês diversas ações serão desenvolvidas no Estado para chamar a atenção para a prevenção e o auto-exame.

A campanha Paraná Rosa será lançada amanhã, às 17 horas, no Palácio Iguaçu, e tem como objetivo atingir as 5.831.145 mulheres de todo Paraná.

Durante todo o mês, 44 municípios do Estado promoverão ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher, incluindo Marechal Cândido Rondon.

Segundo o médico epidemiologista chefe da Divisão de Detecção Precoce do Instituto Nacional do Câncer, Arn Migowski, o projeto do Paraná para o mês de outubro é muito acertado, pois não trata apenas dos exames em si, mas da prevenção ao câncer de mama por outros meios, como o estilo de vida da mulher.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância de falar sobre o assunto durante o ano todo, mas mais ainda de intensificar nesse mês, dedicado aos cuidados do câncer de mama…