Conectado com

Geral

44 municípios do estado terão atividades voltadas ao câncer de mama em Outubro

Outubro está chegando, e com o início do mês rosa, também começam as campanhas de promoção à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama, o segundo tipo de neoplasia que mais acomete as mulheres brasileiras e paranaenses, atrás apenas do câncer de pele.

 

Enquanto o primeiro é responsável por cerca de 20% de todos os casos de câncer entre as mulheres, o segundo responde por aproximadamente 30%.

No Paraná, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva é que, apenas em 2019, serão registrados 3.730 novos casos de câncer de mama, com uma média de 10 diagnósticos por dia.

O Estado apresenta ainda a quarta maior taxa de incidência da doença de todo o país, com 64,70 casos para grupo de 100 mil habitantes.

Está apenas atrás do apenas o Rio de Janeiro, como 92,90 casos, o Rio Grande do Sul, com 88,23 casos e São Paulo, como 70,89 casos para cada 100 mil habitantes.

Ao longo do mês diversas ações serão desenvolvidas no Estado para chamar a atenção para a prevenção e o auto-exame.

A campanha Paraná Rosa será lançada amanhã, às 17 horas, no Palácio Iguaçu, e tem como objetivo atingir as 5.831.145 mulheres de todo Paraná.

Durante todo o mês, 44 municípios do Estado promoverão ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher, incluindo Marechal Cândido Rondon.

Segundo o médico epidemiologista chefe da Divisão de Detecção Precoce do Instituto Nacional do Câncer, Arn Migowski, o projeto do Paraná para o mês de outubro é muito acertado, pois não trata apenas dos exames em si, mas da prevenção ao câncer de mama por outros meios, como o estilo de vida da mulher.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância de falar sobre o assunto durante o ano todo, mas mais ainda de intensificar nesse mês, dedicado aos cuidados do câncer de mama…

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Prefeito de Quatro Pontes retoma atividades e anuncia obras projetadas para 2020.

Continue Lendo

Geral

Schiavinato destaca projeto de biogás que será implantado em Toledo

Continue Lendo

Geral

Ex-prefeito de Mercedes, Vilson Schwantes afirma que não será candidato em 2020

O cenário político segue movimentado no município de Mercedes, com especulações sobre possíveis pré- candidatos a prefeito para o pleito deste ano.

Declarações recentes feitas por lideranças do grupo de situação, davam conta de que o nome do ex-prefeito Vilson Schwantes, estaria sendo cogitado para ser candidato à majoritária pelo atual grupo político.

Contudo, ontem, Vilson postou em sua rede social uma “nota de esclarecimento aos cidadãos mercedenses e a imprensa regional”, negando tais fatos.

Em uma parte da publicação, o ex mandatário municipal foi enfático: “essas informações são falsas e mentirosas”

O ex-prefeito confirma que foi procurado por integrantes do grupo político de situação de Mercedes, que perguntaram sobre seu interesse em ser candidato a majoritária no pleito eleitoral de 2020.

Em nota, Vilson disse que respondeu ao grupo de situação que não têm interesse, inclusive destacando os motivos pelos quais não colocaria seu nome a disposição pelo atual grupo.

Ele complementou ainda, dizendo que “com a chefe do executivo municipal, nos últimos anos, nunca teve troca de mensagens ou diálogo sobre questões relacionadas ao pleito eleitoral que se aproxima, muito menos esta pediu autorização para usar o seu nome em pesquisas e divulgações, visando especulações políticas.

O ex-prefeito Vilson Schwantes deixa claro em sua nota de esclarecimento que “a alternância no poder é salutar, interessante e necessária”, e que não voltará a disputar nenhum cargo na majoritária no municipal em Mercedes.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.