Programa é do governo do estado com o apoio da Secretaria de Saúde rondonense, através do setor de Vigilância Sanitária
Marechal Cândido Rondon foi contemplado com três etapas do programa Castrapet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos), desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com o apoio das prefeituras, visando o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. A ação tem o apoio da Secretaria de Saúde rondonense, através do setor de Vigilância Sanitária.
Na primeira etapa, em novembro de 2022, foram castrados 105 animais. A segunda etapa ocorreu de 12 a 14 de dezembro, quando foram realizados 252 procedimentos. Após essas duas etapas, foram enviados todos os relatórios e comprovações de que o município cumpriu com todos os itens exigidos de contrapartida para a execução do programa. Por isso, no mês de abril o município recebeu a notícia da disponibilidade de mais vagas. Os procedimentos aconteceram nos dias 22 e 23 de maio, totalizando 264 animais atendidos.
Na soma das três etapas, foram castrados 621 animais, sendo 308 cães e 313 gatos. Lembrando que o programa oportuniza castrações gratuitas de animais cujos tutores são pessoas de baixa renda e ONGs protetoras de animais. As castrações são muito importantes pois evitam a procriação de animais de forma desenfreada, diminuem as doenças transmitidas de animais para animais e também para as pessoas (zoonoses), além de outros benefícios.
Fonte: Assessoria