Conectado com

Agricultura

885 notas de produtores deixaram de ser apresentadas em Mercedes

Das 5.112 notas de produtor rural que não haviam sido baixadas no sistema da Secretaria de Agricultura de Mercedes no dia 19 de dezembro de 2019, 885 deixaram de ser apresentadas até o dia 28 de fevereiro desse ano, prazo limite para este fim.

Agora, o sistema automaticamente bloqueou a liberação de novas notas para estes produtores que não o fizeram.

A informação foi repassada pela funcionária responsável pelo Setor Janete Kemmerich.

Já o secretário da pasta, Sebastião Koch, acrescenta que a prefeitura precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual, por isso agora, os produtores rurais que tem notas pendentes, terão que se dirigir até a Secretaria de Agricultura no setor do bloco de produtor rural, apresentar estas notas para regularizar a situação e assim posteriormente o sistema voltará a liberar novas notas.

Sebastião Koch também lembra que existe a possibilidade de que estas 885 notas ou boa parte delas, ainda não receberam a contra-nota das empresas com quem os produtores rurais comercializaram os seus produtores, especialmente os avicultores.

A Nota Fiscal do Produtor é o documento fiscal de emissão obrigatória pelo produtor na circulação de bens e materiais relacionados com suas atividades e de mercadorias produzidos na sua propriedade ou em propriedade alheia, explorada sob contrato.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Produtores da microrregião de Marechal Rondon nos preparativos para o plantio da soja

Os agricultores da microrregião de Marechal Cândido Rondon já estão de olho na meteorologia para definirem os melhores dias para o plantio da safra de soja 2022/2023.

 

Enquanto esperam pelo fim do vazio sanitário para poderem iniciar o plantio de mais uma safra de soja a partir do dia 10 de setembro, os agricultores aproveitaram os últimos dias para limparem as lavouras e deixá-las mais férteis.

Com as sementes, fertilizantes e herbicidas comprados há mais tempo, temendo que pudessem faltar ou que os preços se tornassem mais caros, os produtores aproveitam para revisar o maquinário para o plantio.

Igualmente eles estão observando a previsão da meteorologia para a primeira quinzena de setembro, uma vez que a grande maioria prefere plantar tão logo ocorra o fim do vazio sanitário no próximo dia 10.

O vazio sanitário da soja foi iniciado no dia 10 de junho com a finalidade de limitar a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, consequentemente, reduzir a incidência e atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.

De acordo com a área técnica de cooperativas e empresas do setor, é arriscado plantar a soja sem as condições ideais, principalmente levando em consideração os altos custos desta safra, um dos maiores da história.

A profissional da área técnica do Sistema Faep/Senar/Paraná, engenheira agrônoma Ana Paula Kowalski, destaca a preocupação com o clima para o início do plantio da soja..

 

Continue Lendo

Agricultura

Sindicato Rural de Marechal Rondon é representado em Encontro Nacional do Agro

Nesta quarta-feira, durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília, lideranças e produtores do setor acompanharam a apresentação do documento “O que Esperamos dos Próximos Governantes”.

 

Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Agricultura, Marcos Montes, e de diversas outras pessoas ligadas ao agro.

Do público estimado em cerca de 3 mil e 200 pessoas procedentes de praticamente todos os estados brasileiros, o Paraná foi representado por 350 lideranças rurais de todas as regiões.

A delegação liderada pela FAEP contou com a participação de presidentes e diretores de 123 sindicatos rurais, produtores rurais de todos os cantos do Estado e um número significativo de mulheres do campo.

Além de seu presidente Edio Chapla, o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon foi representado por João Wochner, Sérgio Barbian, Ricardo Kempfer, Jean Marco Stoef e Vilmar Fulber.

Na ocasião, além de pronunciamentos destacando o agro no país, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil apresentou o documento “O que Esperamos dos Próximos Governantes”.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, citou que o trabalho desenvolvido pela Confederação será encaminhado a todas as Federações e tem quatro pilares principais: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Sustentável.

Ele mencionou que em cada grande área há tópicos, como tecnologia, logística, transporte, mercado internacional, reformas política, administrativa e tributária, saúde, educação, emprego, mercado de carbono, economia verde e agroenergia, entre outros.

Participante do Encontro Nacional do Agro, nesta quarta-feira, em Brasília, a deputada federal e pré-candidata a Senadora pelo PROS, Aline Sleutjes, enaltece o agronegócio brasileiro…

 

Continue Lendo

Agricultura

Rondonenses participam de Encontro Nacional do Agro em Brasília

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil está reunindo nesta quarta-feira, em Brasília, milhares de produtores rurais e lideranças do agronegócio para debater o futuro da atividade.   

 

         Além dos debates sobre as mais variadas demandas do setor, o “Encontro Nacional do Agro” serve para que as lideranças rurais também encaminhem pleitos aos candidatos das eleições de outubro.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná mobilizou cerca de 350 pessoas, incluindo agropecuaristas e dirigentes sindicais, dentre os quais seis representantes do município de Marechal Cândido Rondon.

Além de seu presidente Edio Chapla, o Sindicato Rural Patronal está sendo representado por João Wochner, Sérgio Barbian, Ricardo Kempfer, Jean Marco Stoef e Vilmar Fulber.

Dentre as muitas autoridades do agronegócio brasileiro que participam do evento organizado pela CNA está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.