Agricultura
885 notas de produtores deixaram de ser apresentadas em Mercedes

Publicado em:
Das 5.112 notas de produtor rural que não haviam sido baixadas no sistema da Secretaria de Agricultura de Mercedes no dia 19 de dezembro de 2019, 885 deixaram de ser apresentadas até o dia 28 de fevereiro desse ano, prazo limite para este fim.
Agora, o sistema automaticamente bloqueou a liberação de novas notas para estes produtores que não o fizeram.
A informação foi repassada pela funcionária responsável pelo Setor Janete Kemmerich.
Já o secretário da pasta, Sebastião Koch, acrescenta que a prefeitura precisa da segunda via para dar baixa da nota na Receita Estadual, por isso agora, os produtores rurais que tem notas pendentes, terão que se dirigir até a Secretaria de Agricultura no setor do bloco de produtor rural, apresentar estas notas para regularizar a situação e assim posteriormente o sistema voltará a liberar novas notas.
Sebastião Koch também lembra que existe a possibilidade de que estas 885 notas ou boa parte delas, ainda não receberam a contra-nota das empresas com quem os produtores rurais comercializaram os seus produtores, especialmente os avicultores.
A Nota Fiscal do Produtor é o documento fiscal de emissão obrigatória pelo produtor na circulação de bens e materiais relacionados com suas atividades e de mercadorias produzidos na sua propriedade ou em propriedade alheia, explorada sob contrato.
–

Agricultura
Novas regras para guardar sementes entram em vigor no dia 21 de março

Publicado em:
A partir do dia 21 de março, os produtores rurais terão novas regras para seguir se optarem por guardar sementes de uma safra para outra.
O Decreto 10.586 de 2020 será o novo marco regulamentador da prática, o que vai exigir adequação por parte dos agricultores.
O assunto foi o tema principal da primeira reunião de 2021 da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP.
O encontro ocorreu de forma virtual com a participação de mais de 140 pessoas, entre membros da CT, presidentes e trabalhadores dos sindicatos rurais de todas as regiões do Paraná.
Segundo o presidente da Comissão Técnica, Nelson Paludo, as sementes salvas são um tema muito importante, já que é um direito e sempre pregamos para que seja exercido dentro da legalidade.
Por sua vez, Ana Paula Kowalski, do Departamento Técnico e Econômico da FAEP, lembrou que apesar das regras começarem a valer em março, é preciso atenção por causa da dinâmica da safra.
As sementes que serão usadas na safra 2021/22 precisam ter o planejamento e cumprir todos os trâmites necessários junto às autoridades fitossanitárias na temporada atual [2020/21].
Na ocasião, o auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ildomar Fischer, fez uma explanação sobre toda a legislação e portarias que regulamenta o tema, além de falar sobre as peculiaridades para guardar sementes nas principais culturas, como milho e soja.
Entre as principais mudanças destacadas por Fischer está a exigibilidade da declaração de reserva de sementes para uso próprio para todas as cultivares, tanto protegidas quanto para uso próprio.
Outro ponto importante é a tolerância de uma reserva técnica para a quantidade final reservada.
Além disso, a reserva feita em desacordo com as normas vai passar a ser considerada produção ilegal de sementes, com autuação administrativa equivalente a “produtor pirata”.
Quem tiver dúvidas sobre como proceder em relação às sementes salvas, basta procurar o Sindicato Rural em que é associado.
Agricultura
Clima favorável cria expectativa promissora para a próxima safra nacional

Publicado em:
Os números recentemente divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento, indicando que a próxima brasileira de grãos pode chegar a 133 milhões e 700 mil toneladas no país, criaram um clima bastante promissor entre os agricultores.
Na região, com a ocorrência das ultimas chuvas, as lavouras de verão apresentam um comportamento também favorável e isso aumenta a expectativa de um ótimo resultado final para os produtores.
Nas projeções feitas no âmbito nacional, a oleaginosa é a principal cultura cultivada e representa cerca de 50% da colheita de grãos no Brasil, estimada em 264 milhões e 800 mil toneladas.
Tomando por base os números do ultimo Levantamento da Safra de Grãos, o chefe do setor de comercialização e abastecimento do Ministério da Agricultura, Silvio Farnezi, explica o crescimento anual da produção brasileira…..
Agricultura
Obras de pavimentação poliédrica são iniciadas nas linhas Schmidt e Havaí
Em outras localidades os trabalhos devem iniciar nas próximas semanas

Publicado em:





