Conectado com

Geral

94,45% da população de 12 anos ou mais de Toledo já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Foto: Toledo News

As notícias são ótimas para o município de Toledo quando o tema é o andamento da vacinação contra o Novo Coronavírus (Covid-19). A esperança por dias melhores e por dias livres de pandemia aumentam com o avanço da imunização.

Até esta quarta-feira (01) a cidade vacinou com a primeira dose 114.796 pessoas, o que representa 94,45% de toda a população de 12 anos ou mais. Segundo o Ministério da Saúde, Toledo tem 121.490 moradores aptos a receberem o imunizante.

A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, destaca os resultados e o momento com enorme alegria. “A sensação é maravilhosa. A maior parte das vacinas que vemos hoje nos calendários vacinais já preconizados pelo Ministério da Saúde, o alvo de cobertura é de 95,00%. Nós praticamente já alcançamos essa meta com a vacina contra a Covid-19”.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde, 80,98% das pessoas de 12 a 17 anos receberam a primeira dose (D1), 95,38% dos cidadãos de 18 a 59 anos receberam a D1 e 98,18% dos moradores acima dos 60 anos foram imunizados com a D1.

A secretária reforça a importância do ato de se vacinar, ratificando que tal atitude contribui com cada indivíduo, mas também impacta em todo o coletivo. “A gente entende que isso é uma proteção para a população. Sempre gostamos de lembrar que a vacinação é um pacto coletivo com a saúde. Ou seja, quando a pessoa se vacina, ela não se vacina só pela questão individual, mas também pelo coletivo, pois, quanto mais pessoas vacinadas em uma comunidade, menos o vírus circula. Mesmo aquelas pessoas que não se vacinaram acabam recebendo um tipo de proteção por tabela, já que o vírus circula menos e a probabilidade de surgirem variantes se torna menor”.

Se você ainda não se protegeu contra a Covid-19 por qualquer motivo, as chances ainda existem, pois a vacinação segue pelo menos até o final desta semana nos três pontos já conhecidos, localizados no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, na Vila Industrial, no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Wilson Carlos Kuhn, na Vila Pioneiro e no Certi Ernesto Dall’Oglio, no Jardim Coopagro. As aplicações ocorrem das 08h00 às 12h00. A segunda dose é aplicada nos três pontos das 12h00 às 16h00.

Sobre a segunda dose, a secretária revela que ainda podem ser realizados os corujões, mas isso dependerá da demanda. “Ainda, conforme a necessidade que a gente identifica da demanda de segundas doses, a Secretaria Municipal de Saúde pretende organizar novos corujões. Nós temos visto uma adesão excelente da população. A nova fase da aplicação da segunda dose, é de 55 anos para baixo. Esse horário da noite é algo bastante interessante para eles e possui bastante procura”, informa Kucharski.

Estudo da Pfizer em Toledo

Já não é mais novidade que a farmacêutica norte-americana Pfizer está realizando um estudo na cidade de Toledo. A ideia da empresa é avaliar qual o comportamento da vacina em uma localidade onde a população a partir dos 12 anos está completamente imunizada.

A secretária Gabriela Kucharski esclarece alguns pontos sobre o estudo e reforça que se trata de algo observacional. “O estudo é observacional. Ele é realizado em parceria com a Pfizer, a famosa produtora das vacinas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde e outros parceiros que vão executar a pesquisa em si. Como ele é um estudo observacional, não vai ocorrer nenhuma intervenção. A vacina da Pfizer já passou pela fase três de estudos, que é quando é feito o estudo de intervenção. A vacina já recebeu sua certificação pela ANVISA de uso aqui no Brasil, em fevereiro deste ano. Já é reconhecido que ela funciona”.

Ela ainda enfatiza que não existe qualquer teste da qualidade da vacina e sim do comportamento de uma população que esteja toda vacinada. “Não vamos estar comparando as pessoas que recebem e não receberam a vacina. Esse estudo vai observar o comportamento da pandemia e do Novo Coronavírus em uma população que está 100,00% vacinada. A questão de vacinar as populações por completo ou ter a maior cobertura possível das pessoas acima de 12 anos é um pré-requisito para que esse estudo ocorra. Ele é um estudo de vida real. Verificar na vida real como é o comportamento do vírus em si nesta população completamente imunizada”, complementa.

Por fim, Gabriela Kucharski ressalta que a participação do município no estudo é uma honra. “Para nós, enquanto Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, claro que é uma grande honra estar participando de um estudo deste porte, que está sendo promovido por uma empresa como a Pfizer. É maravilhoso fazer parte disso. Para nós, o melhor é poder oferecer esse imunizante a toda a nossa população. A pandemia vem a, praticamente um ano e meio, modificando a vida de todos. Vacina é ciência, vacina é a nossa grande esperança no combate ao Coronavírus. Entendemos que essa é uma maravilhosa oportunidade de vacinar todos os nossos munícipes”, finaliza.

Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Dengue: CIS permanece como Unidade Sentinela a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon informou na tarde desta sexta-feira (17) que a partir de segunda-feira (20) o CIS (Centro Integrado de Saúde, antigo 24 Horas) segue como Unidade Sentinela, ou seja, atenderá em horário estendido (das 17h até as 22h) os pacientes com suspeita de dengue.

Até então, o posto de saúde do bairro Boa Vista também atendia em horário estendido, porém, devido ao atual cenário epidemiológico da dengue no município, somente uma unidade fará o atendimento.

A orientação é para que as pessoas com sintomas de dengue, como dor de cabeça, febre, dor nas articulações, diarreia, vômito e manchas pelo corpo, procurem o seu posto de saúde de referência durante o dia, ou o CIS, à noite.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prossegue a aplicação da vacina contra a dengue em Marechal Rondon

Público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias

 

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon segue com a vacinação contra a dengue. O público-alvo é formado por crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

As doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde da sede e do interior do município, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h45. Os moradores dos distritos de Bom Jardim e de São Roque, onde não há salas de vacinas, devem se dirigir aos postos de saúde de referência.

É necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF ou o cartão SUS.

Orientação

A vacinação ocorre neste momento para esta faixa etária em decorrência do maior número de hospitalizações, conforme orientação do Ministério da Saúde às secretarias estaduais. A vacina é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. A recomendação é de que o paciente que teve dengue precisa aguardar seis meses para tomar a vacina.

Doença

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento.

Assim sendo, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização, tornando-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e o controle da doença. As medidas se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Credencial de estacionamento para idoso poderá ser retirada domingo no Comunidade Show do Recanto Feliz

Acontece neste domingo na Arena Multiuso do Bairro Recanto Feliz em Marechal Rondon, nova edição do “Comunidade Show” que objetiva levar um dia de serviços gratuitos, com o sorteio de prêmios, em uma programação voltada para todos os públicos / idades, com a proposta de transformar vidas.

No Recanto Feliz as atividades serão ofertadas das 9 às 13h, todas gratuitas.

Dentre os serviços, a Secretaria Municipal de Mobilidade estará com emissão da credencial de estacionamento para idoso e deficiente, além de orientações para emissão do novo RG, conforme destaca a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.