Educandário atende a quase 30 alunos neste espaço
A Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon realizou nesta semana a entrega de três notebooks para a sala de altas habilidades da Escola Municipal Jean Piaget. Os novos computadores atendem a um pedido daquela comunidade escolar, já que houve um aumento no número de alunos atendidos neste espaço e, consequentemente, a necessidade de ampliação dos meios tecnológicos para o educandário.
Conforme o secretário de Educação, Fernando Volpato, a demanda foi atendida visando ampliar as possibilidades de atendimento aos alunos daquela sala, que já conta com uma lousa digital. “O prefeito Marcio Rauber tem sido muito sensível com a educação especial, através da aquisição de equipamentos e materiais para ampliar cada vez mais as possibilidades de inclusão e participação destas crianças na vida social. A sala de altas habilidades da Escola Jean Piaget atende hoje a 29 alunos em contraturno escolar”, destacou Fernando.
Participaram da entrega o secretário Fernando, a diretora Rosemere Laíse e a professora da sala de altas habilidades Régis Lovatto.
Quem frequenta a sala de altas habilidades?
Desde 2020, o município rondonense oferta o atendimento na “Sala de Recursos Multifuncionais” na área de altas habilidades/superdotação, com o objetivo de apoiar o sistema educacional, quanto ao atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação matriculados no ensino fundamental da rede municipal de ensino, que requeiram ampliação ou suplementação dos conteúdos escolares, bem como estimular o desenvolvimento dos talentos deste aluno.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), crianças com altas habilidades/superdotação apresentam potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
É muito importante reconhecer tais características e identificar essas pessoas em nossa sociedade, pois muitas delas desconhecem suas potencialidades ou, em muitos casos essas habilidades não são desenvolvidas ao longo da vida. Isso acarreta no desperdício de talentos, em problemas emocionais e afetivos. Muitas vezes, esses indivíduos acabam sendo rotulados como pessoas bagunceiras, preguiçosas e/ou distraídas, por não terem seu foco de interesse aprofundado. Portanto, a sala de altas habilidades busca valorizar o potencial cognitivo, criativo e de relações interpessoais dos estudantes que apresentam indicadores de altas habilidades.
Fonte: Assessoria