Paraná deve decretar amanhã estado de emergência zoosanitária

O governador em exercício, Darci Piana, esteve em Marechal Cândido Rondon neste domingo, participando da Festa Nacional do Boi no Rolete.

Ele veio acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Sustentável, Marcio Nunes, de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, além de deputados, prefeitos da região e demais autoridades.

A comitiva governamental foi recepcionada pelo prefeito Marcio Rauber logo após a solenidade de entrega da nova sede  da Câmara de Vereadores.

No contato com a imprensa na sua chegada ao parque de exposições ele falou sobre o problema da gripe aviária.

Diante dos registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União  em  22 de maio.

No entanto, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária. Isso porque a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país.

Na ultima quinta-feira (20), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com governadores e representantes dos estados e Distrito Federal orientando para que os governos declarem o estado de emergência zoosanitária e reforcem as ações de contenção e impeçam o avanço da doença.

Conforme Darci Piana o Paraná fez uma reunião na sexta-feira para debater o assunto e em conjunto com os demais estados do sul, deverá se manifestar oficialmente a respeito amanhã, terça-feira…