Uma comitiva do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu participou de uma reunião ontem (17) com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e com o diretor de Coordenação, Carlos Carboni. O objetivo foi apresentar dois projetos, o Agita Lindeiros – Saúde Integrativa e a implantação da Sala de projetos. Estas iniciativas devem impactar positivamente as administrações municipais da região.
A comitiva contou com a participação do presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade – Zado, do vice-presidente, prefeito de Medianeira, Antônio França Benjamim, da diretora técnica, Sandra Finkler, do consultor credenciado do Sebrae, José Altair Schimmelfennig e da servidora da prefeitura de Santa Helena, Edna Lara Wiellenz.
A reunião foi realizada na sede da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu. Com esta agenda, foi possível a apresentação oficial das iniciativas elaboradas pelo Conselho dos Lindeiros e buscar apoio para a implementação na região.
Na área de esportes e saúde foi apresentado o Agita Lindeiros – Saúde Integrativa. É um grande projeto, segundo Zado, e contempla, basicamente, três eixos. Conforme o projeto, o eixo 1, ‘Esporte Transforma’, contempla as ações da Rede de Esportes dos Municípios Lindeiros, com circuitos de atividades esportivas para a comunidade e o projeto Mais Verão. O eixo 2, ‘Mexa-se – Lindeiros nas UBS’, enfoca atividades esportivas, alimentação saudável e cuidados com o corpo nas Unidades de Saúde dos municípios. O eixo 3, ‘Equipes Saudáveis – Lindeiros Saudáveis’ enfatiza terapias integrativas, gestão e planejamento, educação em saúde e mobilização da comunidade, conforme detalha Evandro Grade..
O Conselho dos Lindeiros também trabalha para a implantação de uma sala de projetos, ferramenta que auxiliará as administrações municipais na confecção de projetos e, consequentemente, na obtenção de mais recursos de outras fontes como, Governo do Estado e Governo Federal, como explica o presidente do Conselho dos Lindeiros..