Polícia Civil deflagra Operação contra Organização Criminosa em Toledo e Assis Chateaubriand

Equipes da 48ª Delegacia de Polícia Regional (48ª DRP) de Assis Chateaubriand deflagraram no início da manhã desta terça-feira (15) a ‘Operação Carga Milionária’. A Operação contou com o apoio da 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP) e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo (19º BPM). A Operação contou com a participação de pelo menos 25 policiais.

A Operação Carga Milionária visava o cumprimento de cinco mandados de prisão contra o tráfico de drogas em Toledo. Destes, quatro foram cumpridos em residências de alto padrão de nosso município. Um dos indivíduos ainda não foi localizado pelas forças policiais. Também foram executados mandados de busca e apreensão.

O delegado da 48ª DRP, André Mendes, destacou que se tratava de uma grande Organização Criminosa que distribuía entorpecentes para várias regiões do país. “Essa Organização Criminosa era responsável pela remessa de toneladas de entorpecentes para vários estados do país, principalmente Rio de Janeiro e Espírito Santo”, disse o delegado.

André Mendes informou que a Organização Criminosa tinha sede em Toledo e explicou a forma como os criminosos agiam, com destaque para a colocação dos entorpecentes em meio a cargas lícitas. “As investigações tiveram início aqui em Assis Chateaubriand em 2021 após a apreensão de armas e de uma carga com mais de três toneladas de entorpecentes. A partir de então aprofundamos essa investigação e foi constatada a existência de um grupo sediado em Toledo que utilizava-se de duas empresas com aparência lícita para o encaminhamento dos entorpecentes, que eram condicionados em meio a cargas lícitas de frios. Então, as cargas eram lacradas para dificultar a ação policial e posteriormente serem remetidas a outros estados”, esclareceu.

O delegado da 48ª DRP também repassou que se tratava de um esquema milionário. “Para se ter uma ideia foi apreendida na cidade do Rio de Janeiro uma grande quantidade de entorpecente que era de propriedade desse grupo e também muitos fuzis. Outra carga também desse grupo foi apreendida em São Paulo. Tratava-se de um esquema milionário. Isso é possível perceber pelo patrimônio dessas pessoas que possuem residências de alto padrão”.

As investigações tiveram início após uma grande apreensão de mais de três toneladas de entorpecentes e de armas de fogo na cidade de Assis Chateaubriand. Essa grande apreensão ocorreu ainda no ano de 2021.

As investigações prosseguem para responsabilizar mais envolvidos e para apurar a existência do crime de lavagem de dinheiro, entre outros, já que os envolvidos possuem patrimônio milionário. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pelas autoridades para não atrapalhar as investigações.

Fonte: Toledo News
Foto: Divulgação – 48ª DRP