Deputada protocola projeto para tentar amenizar crise na bovinocultura leiteira

Um projeto de lei protocolado na semana passada na Câmara Federal pela deputada Aline Sleutjes pretende “garantir melhores dias para a bovinocultura leiteira do País”.

 

O Brasil está entre os cinco maiores países produtores de leite e a região Sul do país tem se destacado.

O leite é o quarto produto do campo paranaense em geração de riqueza: o estado produz 4 bilhões e 300 milhões de litros de leite por ano.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, a produção de leite no Paraná é relevante, entretanto, a importação do leite e derivados ainda é maior do que a exportação.

Segundo o Ministério da Agricultura, entre janeiro e novembro de 2021 o estado exportou 2.054.067 quilos de leite e derivados e importou quase o triplo, 5.778.097 quilos.

Conforme a analista da Faep, Nicole Wilseck, a exportação do leite brasileiro também passa por investimentos em tecnologia.

Ela destaca que é preciso ainda estruturar muito a produção para conseguir abastecer o mercado doméstico e, com esse excedente, começar fazer volume e valor pra poder exportar.

A analista afirma que o caminho do leite para melhora na remuneração do litro para o produtor é a exportação.

Localizada em Marechal Cândido Rondon, a Unidade de Lácteos da Frimesa já exporta queijo, leite condensado e manteiga para o Paraguai e para a Bolívia.

Cerca de 8% do volume diário de produção vai para esses países.

De acordo com o diretor executivo da empresa, Elias Zydek, o que dificulta exportar mais é o custo da produção.

Ele menciona que um acordo que o Brasil tem com a China já liberou a entrada de lácteos e derivados no país, ou seja, não há mais bloqueio, nem sanitário, porque foi eliminada a febre aftosa.

Para se tornar mais competitivo, o setor vem passando por uma transformação: o leite, que já foi símbolo da economia familiar, renda mensal para os pequenos produtores, está se concentrando na mão de médios e grandes produtores.

Quem demonstra preocupação com a crise do leite, especialmente devido ao elevado custo de produção, é a presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deputada Aline Sleutjes….