Assembleia e Congresso Nacional retomam atividades hoje

 Na Câmara e Senado o preço dos combustíveis será o tom dos debates

 

Após 40 dias de recesso, o Congresso Nacional retoma os trabalhos nesta quarta-feira com uma sessão solene de abertura do ano legislativo,  pressionado por uma agenda encurtada pelas eleições e em meio a embate entre poderes sobre a alta do preço dos combustíveis, que tem contribuído para o aumento da inflação.

De um lado, os governos estaduais, que decidiram manter congelado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços incidente sobre os combustíveis, responsabilizam a Petrobras e o governo federal pela disparada dos preços aos consumidores.

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, segue a estratégia de culpar os governadores e assim a busca por uma solução deve ser alvo de discussões entre os congressistas.

No início do ano, o governo anunciou que avaliava enviar ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição  para tentar conter a alta dos combustíveis e do gás de cozinha, no entanto, nem mesmo internamente houve consenso sobre o alcance da PEC.

Na última segunda-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira , e o ministro  da Economia Paulo Guedes , se reuniram em busca de uma solução.