No próximo dia 31, encerra a gestão da Mesa Diretora do biênio 2021-2022 do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.
Nestes dois anos, a direção da Casa de Leis teve na presidência o vereador Pedro Rauber; vice-presidente, Rafael Heinrich; 1º secretário, Dionir Luiz Briesch (Sargento Dionir); 2º secretário, Iloir de Lima (Padeiro); e membro suplente, Claudio Kohler (Claudinho), que atualmente está licenciado do mandato.
Na última sessão ordinária deste ano, ocorrida na segunda-feira (19), foi apresentado o relatório de atividades da Mesa Diretora em 2021 e 2022.
Neste período, foram devolvidos pela Câmara de Vereadores aos cofres do Município 6 milhões 611 mil 666 reais e 49 centavos resultantes das economias promovidas pela Casa de Lei.
Houve também o início da reforma do antigo prédio do Fórum, que está entrando na fase final e que, a partir de 2023, passará a ser a nova sede do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.
De outra parte, durante o período mais grave da pandemia do COVID-19, a Câmara de Vereadores adotou medidas sanitárias e administrativas necessárias para garantir a segurança dos edis, servidores e da própria população.
Dentre elas, destacam-se a restrição aos munícipes para a presença nas Sessões Ordinárias e Extraordinárias, adoção de sistema de teletrabalho em período integral, e depois em sistema de rodízio, e realização de sessões via on line.
As audiências públicas, em especial a que discutiu o projeto do novo Plano Diretor do Município, tiveram destaque também na agenda do Poder Legislativo, que em 2022, também desenvolveu os programas Câmara Jovem e Parlamento Jovem, além de ser parceiro da Secretaria de Educação no projeto “Conhecendo o Município”.
Houve ainda a modernização dos sistemas de gestão administrativa e financeira, aquisição de novos equipamentos e economia por meio dos processos licitatórios.
Ainda no final deste ano, o Tribunal de Contas do Paraná classificou a Câmara de Marechal Cândido Rondon entre as quatro mais transparentes de todo o Estado.
A nova Mesa Diretora do Poder Legislativo assume a partir de 1º de janeiro de 2023 e encerra a gestão em 31 de dezembro de 2024: presidente, Vanderlei Sauer (Soldado Sauer); vice-presidente, Pedro Rauber; 1º secretário, Cristiano Metzner (Suko); 2º secretário, Moacir Frooehlich; e membro suplente, Rafael Heinrich.