O ônibus está estacionado no parque de exposições, no pavilhão utilizado durante a festa do município pelo agronegócio
Serão realizados nesta terça-feira (08), em Marechal Cândido Rondon, os procedimentos de castração de cães e gatos do Castrapet (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos), cujo ônibus está estacionado no parque de exposições, no pavilhão utilizado durante a festa do município pelo agronegócio.
Nesta primeira etapa serão mais de 100 animais, atendendo a protetores voluntários de animais, ONGs e populares de baixa renda comprovada, já cadastrados. No ato do cadastro, todos receberam o dia e o horário do procedimento.
O Castrapet é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com o apoio das prefeituras, visando o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.
Em Marechal Cândido Rondon a ação tem o apoio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária.
A segunda etapa atenderá 326 animais. Os procedimentos serão realizados nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.
Procedimentos
No momento do cadastro o tutor deverá obrigatoriamente indicar um número de celular que tenha WhatsApp, pois será criado um grupo onde serão repassadas todas as informações importantes de pré-operatório e pós-operatório dos animais. As cirurgias são gratuitas e além da castração, os animais serão microchipados, será disponibilizada a medicação necessária (para o pós-operatório dos animais) e uma carteirinha de vacinação com orientações.
Local
As cirurgias são feitas dentro do castramóvel, veículo equipado para garantir a segurança dos pets durante os procedimentos. É preciso que os tutores respeitem o jejum absoluto (comida e água) dos animais por oito horas antes da castração. A medida é necessária para que não ocorram intercorrências durante a cirurgia, o que pode levar a complicações durante a operação e no pós-operatório.
Fonte: Assessoria