Encontram-se abertas junto à Secretaria de Mobilidade de Marechal Cândido Rondon, as inscrições para o curso de qualidade na prestação de serviços para taxistas. A finalidade é aprimorar as competências comportamentais dos motoristas, visando a ética profissional e a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários de táxi.
As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de outubro. O curso disponibilizado para 25 alunos terá duração de 15 horas/aula, com realização nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro e 03 de novembro. As aulas acontecerão no Senac, das 19h às 22h.
No ato da inscrição, é preciso trazer CPF, RG, cópia da CNH, comprovante de residência e atestado de antecedentes criminais. Tanto o taxista condutor, quanto o taxista auxiliar devem participar do curso.
O treinamento é promovido pela prefeitura rondonense, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Nova lei
O município conta com a vigência da nova lei do transporte de passageiros em veículo motor, mais conhecida como a “Lei dos Taxistas”. O decreto, inclusive, traz inovações no que se refere ao desempenho desta atividade profissional.
Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade, para quem já trabalha como taxista e para aqueles que pretendem trabalhar neste segmento, há critérios a serem seguidos, mas também existem benefícios, entre eles a liberdade de trabalho.
Desde então, todos os bairros da sede municipal e os distritos passam a contar com 24 pontos de táxis. Existe rotatividade no sistema, bem como pontos temporários durante eventos, localizados por exemplo no parque de exposições, lago municipal, entre outros.
Além disso, os táxis podem fazer os horários de trabalho. Assim, ficam mantidos os direitos e as exigências de quem já está regulamentado, ampliando para quem deseja trabalhar como taxista.
Entre os requisitos a serem observados pelos taxistas estão: o veículo deve ter no máximo dez anos do primeiro emplacamento, cor branca e ser quatro portas. Além do mais, o taxista condutor e o taxista auxiliar precisam destacar na CNH que exercem atividade remunerada, o que pode ser providenciado na Ciretran.
Fonte: Assessoria