Os estudantes das três turmas de 5º ano da Escola Municipal Marechal Deodoro de Pato Bragado iniciaram ontem as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2022.
O programa consiste em dez lições ministradas nas segundas-feiras com 45 minutos de duração pela policial militar e instrutora do Proerd, cabo Daniela Rosana Pereira, numa parceria da Polícia Militar (PM) e o educandário.
Ao término das lições, os alunos farão uma redação e a melhor de cada turma receberá um prêmio.
Da mesma forma será repassada premiação à melhor redação das três turmas.
No dia 12 de dezembro, uma formatura marcará o encerramento do projeto, com reconhecimento aos alunos, e participação de pais e da comunidade.
A diretora da escola municipal, Carine Schmidtke afirma que tantos os alunos, como os professores e toda a equipe, estavam muito ansiosos com a retomada do programa, que durante dois anos não foi realizado por conta da pandemia.
Ela considera o Proerd um importante instrumento para a escola, na intenção de despertar a reflexão e conscientizar os estudantes sobre a importância de manter-se longe das drogas, da violência e apontando para uma vida de respeito e autocontrole.
Carine explica que além disso, o programa os alunos a refletirem sobre a tomada de decisão, onde aprendem a definir o problema, analisar as diferentes opções, e ao final avaliar, se a decisão foi a acertada: desta forma, imagina-se que, as crianças levarão para a vida as lições aprendidas.