Agricultores da microrregião estão prontos para iniciarem o plantio da soja

Com o fim do vazio sanitário neste sábado, dia 10, os produtores rurais da microrregião de Marechal Cândido Rondon estão prontos para o início do plantio da soja.

 

O vazio sanitário é o período em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo.

A medida objetiva reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e, assim, atrasar a ocorrência da doença na safra que se avizinha.

A considerar que a planta da soja demora alguns dias para emergir do solo, alguns agricultores já adiantaram que pretendem hoje e amanhã já iniciarem o trabalho de plantio.

Se por um lado os agricultores se mostram bastante otimistas, de outra parte a área técnica recomenda cautela quanto ao melhor momento para iniciar o processo de semeadura.

As chuvas dos últimos dias foram importantes para começar a  implementação das lavouras, no entanto, é preciso ter certeza se não faltará água para o bom desenvolvimento inicial das plantas.

Quem comenta sobre o fim do vazio sanitário e início do plantio da soja é a engenheira agrônoma Ana Paula Kowalski, do Departamento Técnico do Sistema Faep/Senar/Paraná.