Os debates em torno da produção de leite no Estado do Paraná, que ocorreram nesta terça-feira, na sede do Sistema Faep/Senar, em Curitiba, foram considerados importantes pelos participantes.
Ao contrário de outros períodos, os preços pagos pelos produtores são considerados compensadores e as expectativas também são positivas para os próximos meses.
Entre os fatores que contribuem para esse cenário estão os aspectos externos, como reflexos do pós-pandemia do coronavírus e a Guerra da Ucrânia, que pressionam a inflação no Brasil e do mundo.
Os altos custos de produção do leite brasileiro também têm levado os produtores a reduzirem a oferta, mexendo diretamente no equilíbrio da oferta e demanda dos lácteos.
Os debates reuniram representantes do Conseleite, da Universidade Federal do Paraná, da FAEP, produtores e dirigentes sindicais, como foi o caso do presidente do Sindicato Rural de Mal. Rondon, Edio Chapla.
O presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sistema Faep/Senar e vice-presidente do Conseleite, Ronei Volpi, comenta sobre os assuntos abordados.