Pato Bragado busca selo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar

Com o objetivo de fortalecer as agroindústrias familiares, a administração de Pato Bragado deu início ao processo de adequações para a implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte – Susaf.

Em parceria com o Sebrae e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná , estão sendo capacitados representantes do município, produtores e pequenos empresários.

A obtenção do Selo Susaf, permitirá a agroindústrias familiares e produções artesanais, comercializar produtos como industrializados coloniais, derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, nos municípios do Estado.

Conforme a  consultora do Sebrae, Angélica Weirich,  trata-se de uma força-tarefa para auxiliar o município a fazer as adequações necessárias e, no fim do processo, obter o Selo.

Segundo ela no momento, o processo de escritas e normas internas está sendo concluído e, na sequência, haverá encaminhamento para análise da Adapar.

O  Sistema aumenta a competitividade das agroindústrias  elevando as possibilidades de comercialização  em todo o estado.

Oficialmente as primeiras iniciativas para a implantação do Sistema começaram em 2018 e de lá para cá o município já realizou mudanças importantes, como a contratação de uma médica veterinária efetiva para o cargo no Serviço de Inspeção Municipal .

A secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado, Jaqueline Vanelli informa que a partir de agora, com a parceria firmada, os trabalhos englobam consultorias e workshops sobre temas como condições sanitárias, ambiente, higienização e saúde, seleção de matérias-primas, controle de pragas e vetores, entre outros.

Em todo o Estado, apenas sete municípios obtiveram o Selo, a partir da adesão ao Sistema: Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Helena, Mauá da Serra, Santa Izabel do Oeste, Barracão e Salgado Filho.