APP-Sindicato defende o adiamento das eleições para diretores de escolas estaduais

Entidade é contra as eleições neste momento de pandemia

 

A APP-Sindicato vai pedir oficialmente à Secretaria de Educação e à Casa Civil do Estado  a suspensão do processo de eleição de diretores(as) de escolas, regulamentado na última sexta-feira (21) pelo secretário Renato Feder.

A APP é contra as eleições nesse momento, pelos mesmos motivos que levaram ao adiamento do pleito em dezembro do ano passado, como a movimentação de um grande número de pessoas nas escolas, e por razões novas, como os prazos insuficientes previstos no calendário incluído na regulamentação, que prevê votações no dia 30 de junho nas modalidades presencial e à distância.

O atropelo de etapas imposto pela Secretaria da Educação impede que as eleições de diretores ocorram de maneira plenamente democrática.

O registro de candidaturas, por exemplo, só será aceito até segunda-feira, dia 31.

Os prazos curtíssimos são ainda mais difíceis de cumprir nos municípios que decretaram lockdown ou restrições de movimentação urbana.

Além disso, a votação de forma híbrida, on-line ou presencial, dificulta a participação das comunidades escolares nos debates e na escolha dos diretores.

A APP avalia que o atual quadro da pandemia de covid 19 é  pior que em dezembro, quando as eleições para diretor de escola foram adiadas e os mandatos dos atuais diretores, prorrogados.

Para a entidade, não há urgência real de eleger diretores(as), deslocando milhares de pessoas para as escolas do Paraná, expondo desnecessariamente as comunidades escolares.