O governador Ratinho Junior assinou ontem em um ato no Palácio Iguaçu, o decreto que autoriza o pagamento de Diária Especial por Atividade Extrajornada Voluntária aos policiais civis do Paraná.
Com a regulamentação, a instituição valoriza seu efetivo e aumenta a eficácia de atuação, contando com mais policiais aplicados e chegando a locais que têm quadro mais reduzido.
O pagamento da diária extrajornada está previsto na Lei Estadual 19.130, sancionada em 2017, mas que aguardava regulamentação e de acordo com o decreto, a adesão será voluntária e a diária paga será de 180 reais.
O policial poderá tirar até quatro escalas extras por mês, para manter o intervalo de descanso obrigatório e assim, ele pode chegar a 720 reais de extras ao mês.
De acordo com cálculos da Polícia Civil, serão investidos no efetivo cerca de 5 milhões de reais de junho a dezembro de 2021.
Conforme o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a assinatura é bem-vinda neste momento de pandemia uma vez que, mais policiais civis em atuação, significa um reforço em operações importantes, bem como maior celeridade nas investigações, elevando os índices de solução de crimes em nosso Estado.
O efetivo atual da Polícia Civil tem cerca de 3.800 profissionais. Com a medida, o quadro aumenta em mais mil profissionais disponíveis.
Para o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, a diária extrajornada voluntária é uma ferramenta de gestão altamente moderna, porque atende ao mesmo tempo dois interesses…..