O Maio Amarelo, um mês inteiro dedicado à conscientização da população por um trânsito mais seguro, inicia neste ano sua sexta edição.
A campanha, mundial, foi instituída no estado e virou lei em novembro de 2015.
A campanha, mundial, foi instituída no Paraná por proposta do deputado Hussein Bakri e virou lei em novembro de 2015.
De 2019 para 2020, o Paraná registrou, de acordo com dados Ministério da Infraestrutura, uma redução de 34% nos números de acidentes.
A redução no número de vítimas não fatais chegou a 37%. Já o número de mortes foi reduzido em 9,1% no mesmo período.
Conforme o deputado Hussein Bakri os índices no Estado são positivos, mas é preciso manter todo cuidado possível no trânsito…
O Maio Amarelo surgiu de uma iniciativa da ONU e da OMS que definiram o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
Desde então, maio tornou-se referência mundial para a realização de ações de conscientização de trânsito e o amarelo passou a ser utilizado pela simbologia da atenção, pois sinaliza advertência no trânsito.
Não fazer para o outro aquilo que você não gostaria que fizesse a você. É com base nesse conceito de empatia que a “Campanha Maio Amarelo 2021” aborda o respeito e a responsabilidade de cada cidadão para um trânsito mais seguro.
Depois de dez anos de mobilização mundial e em sua oitava edição no Brasil, as ações de educação no trânsito já têm impactos positivos nas estatísticas.
Em 2019, último dado disponibilizado pelo Ministério da Saúde, foi registrado o menor índice de mortes no trânsito no país desde 2001.
Ainda assim, 31.945 pessoas perderam a vida em decorrência de acidentes.
No Paraná, os números também seguem a mesma tendência de queda, mas podem ser reduzidos ainda mais.