Seis culturas terão elevação na produção na safra 2020/21
O Brasil se prepara para uma boa safra das culturas de inverno conforme o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento, o qual aponta que pelo menos seis culturas (aveia, centeio, trigo, triticale, cevada e canola.) terão aumento de produção, mantendo a área plantada da safra anterior.
Juntos os grãos somam uma produção de quase 8 milhões de toneladas.
No ciclo anterior foram cerca de 7 milhões e meio de toneladas.
O trigo, a principal delas, vai ter um incremento de produção de 2,2%, com uma safra esperada de 6 milhões 371 mil toneladas.
As primeiras lavouras já estão sendo implantadas em algumas regiões do país, com destaque, nesse momento, para o cultivo de trigo no Centro-Oeste, especialmente em manejo de sequeiro, no Distrito Federal e em Goiás.
As condições climáticas estão favoráveis à formação das lavouras, apresentando adequado acúmulo de umidade no solo para germinação e emergência das sementes.
O cultivo deve se estabelecer por quase todas as regiões brasileiras, com destaque para a produção no Sul, principalmente Paraná e Rio Grande do Sul ; Sudeste com São Paulo e Minas Gerais e o Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso do Sul e Goiás.
O destaque fica por conta do Rio Grande do Sul que vai expandir sua produção, contando com um clima melhor do que na safra passada.