Troca de comando na Itaipu será amanhã com presença do presidente Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro voltará  a Foz do Iguaçu amanhã  para a solenidade de término da obra civil de ampliação da pista do Aeroporto Internacional e a transmissão de cargo do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, para o novo comandante da margem brasileira da empresa, general João Francisco Ferreira.

Os eventos acontecerão no período da tarde  no saguão de embarque do aeroporto e, na sequência, no Cineteatro dos Barrageiros, na usina.

A última visita de Bolsonaro a Foz ocorreu há pouco mais de um mês, para o lançamento do projeto de revitalização do sistema de Corrente Contínua de Alta Tensão de Furnas, que teve o aporte de  1 bilhão de reais  da margem brasileira de Itaipu.

Esta será a sexta passagem de Bolsonaro a Foz do Iguaçu e a nona ao Paraná no exercício de seu mandato.

Em parceria com o Estado, por meio de Itaipu, foram investidos na gestão Silva e Luna   2 bilhões e meio de reais em obras estruturantes, com geração de mais de 2.500  empregos diretos e indiretos.

Em 28 de fevereiro de 2020, Itaipu, governo federal e governo do Paraná anunciaram oficialmente o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, que integram o rol de investimentos estratégicos da Itaipu na infraestrutura da região.

As melhorias no aeroporto com a participação da Itaipu foram além da ampliação da pista de pouso e decolagem.

Elas incluem outras duas frentes: a construção de ciclovia e a duplicação da via de acesso, entre a BR-469  – Rodovia das Cataratas –  e o terminal, e a ampliação do pátio de manobras das aeronaves.

Ambas também avançaram rapidamente e já estão praticamente prontas, faltando apenas acabamento e a homologação junto à Infraero.

As obras, com custos de  69 milhões e 400 mil reais, receberam 80% de recursos da Itaipu e o restante da Infraero.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Itaipu