Os dias passam rapidamente, mas a situação crítica imposta pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) parece não querer passar em Toledo e região. Alguns dados que demonstram isso são a lotação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 na 20ª Regional de Saúde de Toledo e as 34 pessoas que aguardam por um leito hospitalar.
Na 20ª Regional de Saúde de Toledo são três hospitais que contam com leitos de UTI Covid-19 e atendem via Sistema Único de Saúde (SUS). São eles o Hospital Bom Jesus, em Toledo, que conta com 24 leitos, todos ocupados, o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, que conta com 28 leitos, também com todos ocupados, e o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, que conta com oito leitos, dos quais todos estão indisponíveis.
Outra preocupação é o elevado índice de pessoas que aguardam por um leito hospitalar na 20ª Regional de Saúde. Na presente data 19 pessoas esperam por um leito de UTI, enquanto 15 cidadãos aguardam por uma vaga de enfermaria, o que totaliza 34 pacientes aguardando por leitos hospitalares na região.
Outro dado importante foi o número relevante número de pessoas que perderam a vida em decorrência de complicações causadas pelo Coronavírus no mês de março em Toledo. Ao todo, 74 pessoas tiveram a vida interrompida pela enfermidade.
Macrorregião Oeste
Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, e Pato Branco, a situação também é complicada. As vagas de UTI Covid-19 são praticamente escassas. Dos 314 leitos existentes, apenas 17 estão livres, o que representa uma taxa total de ocupação de 94,60%.
Quanto aos leitos de enfermaria a ocupação também é alta na Macrorregião Oeste. No momento são 412 leitos existentes, com 251 ocupados, o que impacta em uma taxa de ocupação de 61,90%.
A Macrorregião Oeste também demonstra preocupação quanto ao elevado índice de pacientes que esperam por um leito hospitalar. Na presente data são 75 pessoas esperando por leitos de UTI e 44 cidadãos aguardando por vagas de enfermaria, totalizando 119 pacientes esperando por leitos hospitalares.