O setor de saúde de Entre Rios do Oeste alerta para o crescente aumento de casos de dengue neste trimestre inicial de 2021, momento em que a população também vive a insegurança, ansiedade e medo em decorrência do Coronavírus.
Assim como a Covid-19 a a Dengue mata e a adoção de medidas simples podem fazer toda a diferença na batalha contra o mosquito transmissor.
De acordo com o coordenador do setor de Endemias de Entre Rios do Oeste, Vilmar Frare, em dezembro de 2020 haviam apenas 02 casos confirmados da doença no município, porém, a partir de fevereiro após o período de chuvas, houve um aumento significativo no número de notificações de Dengue.
Até o momento foram registradas 30 notificações, sendo, com 7 casos confirmados, 16 descartados e outros 7 aguardando resultado dos exames.
Vale ressaltar que, cada morador é responsável pelo seu terreno ou quintal e a colaboração de todos é muito importante no combate à Dengue.
Mesmo assim os Profissionais de Endemias, juntamente com o Setor de Epidemiologia, promovem orientações, visitas em residências, comércios e prédios públicos com o intuito de identificar e eliminar possíveis criadores do Mosquito Aedes Aegypti.
Também realizam bloqueios onde há notificação de casos de Dengue.
A Secretaria de Viação e Obras, também participa ativamente nos trabalhos, não medindo esforços para auxiliar na remoção dos entulhos depositados pelos moradores na limpeza de seus quintais.