Os investimentos de Itaipu Binacional para a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, chegaram a 108 milhões de reais, com a execução de 46% das obras.
Os dados constam do último boletim divulgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná , apontando que o montante investido até agora corresponde a um terço do custo total da nova ponte, orçada em 323 milhões de reais.
A construção começou em agosto de 2019 e já gerou mais de 500 empregos diretos nas margens brasileira e paraguaia e mil indiretos.
A previsão é que a estrutura seja concluída em meados de 2022, dentro do cronograma previsto.
Somados aos 140 milhões previstos para a construção de uma perimetral de acesso à PR-277, os recursos investidos pela Itaipu no projeto vão chegar a 463 milhões de reais.
No último mês, na margem brasileira do Rio Paraná, o consórcio responsável pela obra manteve a execução do mastro principal e iniciou os trabalhos para o deslocamento do quinto trecho da futura pista de rolamento.
O segmento é feito em concreto armado, com 20 metros de largura, 23,60 de comprimento e aproximadamente mil toneladas de peso.
No lado paraguaio, os trabalhos se concentraram na execução do mastro principal e da caixa de equilíbrio , com o deslocamento do primeiro trecho da futura pista,
A Ponte da Integração é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Paraná e recursos da margem brasileira de Itaipu