Operação Resguardo cumpriu mandados em 15 municípios do Estado, 1 em Mal Rondon

A Operação Resguardo, desencadeada ontem pela policia civil do Paraná, apresentou como saldo a prisão de  26 acusados de crimes de violência contra mulheres.

No total foram cumpridos mandados em 15 município, inclusive um em Marechal Cândido Rondon.

A operação de ontem,  coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi a maior já realizada  no combate aos crimes de violência contra mulheres.    .

Além do Paraná, a operação foi realizada simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal e nas diligências, a Polícia Civil apurou 204 denúncias, que culminaram com a instauração de 91 inquéritos policiais, 26 pessoas presas e 13 mandados de busca e apreensão cumpridos.

No Paraná,, além de Marechal Cândido Rondon,  foram cumpridos mandados em Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Wenceslau Braz.

Os trabalhos iniciaram com a apuração de denúncias e análise de procedência, instauração de inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão e cumprimento de mandados judiciais pelas polícias civis, principalmente pelas delegacias especializadas no atendimento à mulher.

Conforme o relatório divulgado, neste anos  a Polícia Civil do Paraná já tem registradas mais de 2.500 denúncias, que resultaram na instauração de 1.927 inquéritos policiais, 84 mandados de prisão, 160 cumprimentos de mandados judiciais, com atendimento de mais de 4 mil mulheres vítimas de violência e a prisão de 650 agressores em todo o Estado.

Ontem, no desfecho da Operação Resguardo, mais de 16 mil policiais civis atuaram em todo o Brasil na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes.