Pato Bragado e Entre Rios do Oeste iniciam etapa de vacinação de idosos

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado  inicia hoje  mais uma etapa de vacinação dos idosos da faixa etária de 86 anos contra o novo coronavírus .

Os imunizantes distribuídos pelo Governo do Estado do Paraná chegaram ontem  ao município: são 50 da CoronaVac/Instituto Butantan e  outras 20 doses  produzidos pela Universidade de Oxford, pelo laboratório AstraZeneca.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia, Fernanda Regina Brod, essas doses são suficientes a esse grupo prioritário e a intenção é de que ainda essa semana, por ordem decrescente, a imunização chegue aos idosos da faixa etária de 80 anos.

Segundo a profissional, a secretaria está realizando um levantamento dos que não poderão ir até a Unidade Básica de Saúde , deslocando assim, uma equipe para a vacinação.

Em relação aos protocolos de segurança em saúde pública estabelecidos para a imunização, a diretora de Saúde, Cristina Lagemann garante que a Unidade Básica de Saúde segue, de forma criteriosa, a manutenção do distanciamento físico, uso de máscaras e álcool em gel.

Ela informa ainda que todos que comparecerem à sala de vacinas, no horário das 8 às 11h e das 14 às 17 horas, devem portar o cartão de vacinas, cartão SUS, RG e CPF.

 

Entre Rios do Oeste recebeu  mais 40 doses da vacina contra a Covid-19, repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde, através da 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Destas, 30 doses são da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca e as outras 10 doses são da vacina CoronaVac/Instituto Butantan.

Ontem a secretaria  iniciou a vacinação dos idosos de 88 anos,  seguindo o calendário de atendimento organizado pela Secretaria de Estado, que segue orientações do Ministério da Saúde.

A auxiliar de enfermagem e responsável pela sala de vacinas de Entre Rios do Oeste, Giovana Lerner, comenta que a  vacinação está  sendo realizada  conforme a chegada das doses e explica que todos os idosos desta faixa etária precisam ser vacinados, para que possam fechar em 100% e assim dar sequencia para o próximo grupo.