A atual situação causada pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), segue muito preocupante em Toledo e toda a região oeste. Isso ficou ainda mais evidente na manhã desta quinta-feira (25), quando o prefeito do município, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), se emocionou ao falar sobre a situação durante o lançamento da 14ª edição do Conexão Empresarial, evento realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT).
Beto Lunitti foi uma das autoridades a discursar na ocasião e não conteve as lágrimas ao falar do momento atual. Ele lembrou que os leitos de Terapia Intensiva (UTI), destinados exclusivamente aos pacientes Covid-19 estão lotados na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo e alguns pacientes internados na enfermaria do Pronto Atendimento Municipal (PAM), precisam ser transferidos para um leito de UTI.
O prefeito também informou ainda de maneira emocionada que o empresário, José Augusto Sperotto, que possui uma série de investimentos em Toledo, sendo o principal deles a Fiasul, irá doar 10 respiradores ao município na luta contra a pandemia. Os respiradores devem estar à disposição do município ainda nesta semana.
O investimento será na casa dos R$12 mil e além de Sperotto contou com a colaboração de outros empresários toledanos. Lunitti parabenizou o grupo de empresários pela atitude. “Fico emocionado com a atitude desses empresários, pois se trata de uma ação muito importante e que será de grande ajuda nessa guerra e poderá salvar a vida de vários toledanos”, relatou o prefeito.
Por fim o prefeito apontou o momento difícil e lembrou da enorme responsabilidade enquanto gestor municipal. “O momento é muito difícil para nós! A gente não quer travar a economia! Nós queremos salvar vidas, esse é um compromisso que temos com todos. Sabemos que a responsabilidade é muito grande, visto que a situação atual é muito complicada”, disse Beto Lunitti.
Taxa de ocupação
Os dados apresentados no final da manhã de hoje pela 20ª Regional de Saúde de Toledo voltaram a demonstrar o momento delicado vivido em Toledo e região. São 52 leitos na regional destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes Covid-19, sendo que 51 deles estão ocupados. Esses leitos atendem via Sistema Único de Saúde (SUS), e estão divididos entre os hospitais Bom Jesus, em Toledo, e o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand. A ocupação total é de 98,08%.
A situação também é delicada na macrorregião oeste que compreende as regionais de saúde de Toledo; Cascavel; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; e Pato Branco. Na macrorregião oeste são 223 leitos existentes, dos quais 218 estão indisponíveis, totalizando 97,76% de ocupação.