Governo vai em busca dos alunos fora da escola por causa da pandemia

Uma  subcomissão criada no Congresso Nacional, que   acompanha a educação na pandemia apresentou um projeto de lei que declara 2022 como o “Ano da Busca Ativa: Toda Criança na Escola”.

O objetivo é criar uma força tarefa entre o governo e a sociedade civil para garantir a matrícula de todos que estejam em idade escolar.

A ideia surgiu durante debates com especialistas nas audiências promovidas pela comissão, os quais   apontaram que a pobreza agravada pela pandemia levou parte dos estudantes ao trabalho informal e com  o retorno das aulas presenciais, muitos acabam priorizando o emprego.

Um levantamento da organização Todos Pela Educação mostrou que a evasão escolar aumentou 171% na pandemia na faixa entre 6 e 14 anos.

O número de matrículas no ensino fundamental ou médio também atingiu o menor índice desde 2012.

Para o senador paranaense  Flávio Arns, presidente da subcomissão, é preciso frear o avanço da evasão…..

 

Para o relator da comissão da Covid, senador Welington Fagundes, do PL de Mato Grosso, é o momento de priorizar as ações  que garantam o retorno desses estudantes para a sala de aula. ……

 

Para ampliar a discussão sobre o tema, o plenário do Senado aprovou um requerimento da subcomissão para que seja realizada, em fevereiro, uma sessão temática com a participação de representantes do Ministério da Educação, da UNICEF, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outros.

Também será convidada para o debate a ativista paquistanesa e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai.