A Frente Parlamentar da Agropecuária, em conjunto com demais entidades do agronegócio brasileiro, acredita estar perto de identificar os reais motivos do enorme aumento dos custos de produção no campo.
O custo de produção agrícola é uma excepcional ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas, pois permite a geração de informações para melhores tomadas de decisão e, também, de formulação de estratégias mais assertivas.
Mas, apesar da importância, ainda há muitas dúvidas quanto à administração das informações para melhor formação do custo de produção.
Nas últimas safras, a agricultura vem apresentando bons números de produtividade, entretanto também apresenta margens cada vez mais espremidas, com seus custos se elevando bastante, principalmente de sementes, fertilizantes e combustível.
Assim, sem um bom controle do custo de produção, o agricultor pode achar que está “nadando em dinheiro” por ter colhido uma boa, porém não contabiliza os custos com seus insumos e nem seus gastos.
Em alguns casos o produtor chega a achar que está ganhando muito dinheiro com sua produção, mas na verdade pode estar até tendo prejuízos.
É necessário que o produtor enxergue a propriedade rural como uma empresa, permitindo utilizar técnicas de gestão a fim de maximizar o rendimento das culturas e, consequentemente, os lucros, além de minimizar os custos de produção.
Os elevados custos de produção do agronegócio brasileiro são preocupações constantes das principais entidades e lideranças do setor produtivo, incluindo a Frente Parlamentar da Agropecuária.
Algumas reuniões já foram realizadas para debater essa questão e, segundo o presidente da Frente, deputado federal Sérgio Souza, o passo inicial é identificar as causas dos aumentos expressivos…..