Plantio da soja avança no Paraná após semana de chuvas pelo estado

Na microrregião de Mal Rondon  cerca de 70 5 da área já foi plantada

 

Estimativa é que sejam colhidas 20  milhões e 900 mil  toneladas de soja na safra de verão

O plantio da soja no Paraná avançou após uma semana com chuvas pelo estado, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Os dados da primeira semana de outubro apontam que os produtores paranaenses semearam 918 mil hectares, o que representa 16% da área estimada para o plantio do grão no estado ao longo da safra de verão.

De acordo com o Deral, as  precipitações possibilitaram melhores condições de campo para que as lavouras já semeadas tenham um bom desenvolvimento, e, em algumas regiões, devolvem parte da umidade necessária para dar início ao plantio, trazendo assim expectativa de uma boa safra em relação à produtividade.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), em Maringá,a  média registrada ao longo de  outubro é de 153 milímetros e por causa disso, em uma semana, o plantio da soja mais do que dobrou no Estado.

No mesmo período em 2020, a semeadura tinha sido realizada em 8% da área estimada para o plantio do grão.

A previsão, no entanto, é que as chuvas fiquem mais raras em novembro e dezembro, segundo o Simepar.

Segundo o Deral, 5 milhões e 600 mil  hectares devem ser ocupados pelo plantio da soja em todo o Paraná na safra de verão de 2021/2022, o que representa um aumento de 1% em relação à safra anterior.

De acordo com as estimativas, o Paraná deve colher 20 milhões e 100 mil  toneladas de soja ao longo do ciclo, com uma produtividade de 3,7 toneladas por hectare plantado.

Na microrregião de Marechal Cândido Rondon, as estimativas feitas indicam que  a semeadura está em torno de 70% da área prevista e no momento para quem já plantou antes da chuva, a orientação é para o monitoramento necessário em função do surgimento de pragas e doenças.