Após a Assembléia Legislativa ter aprovado o projeto de lei que autoriza o Governo do Paraná a delegar a União as rodovias estaduais para que possam ser licitadas pelo Ministério da Infraestrutura, em conjunto com as rodovias federais, a expectativa atual é quanto ao anúncio oficial do novo modelo de pedágio no Estado.
Foi liberada a informação inicial de que vencerá o leilão quem apresentar o maior desconto na tarifa de pedágio, sem limite para propostas.
A decisão de cada um dos lotes será feita por disputa livre na bolsa de valores e a perspectiva é que o pregão ocorra no 1º trimestre de 2022.
O Governo adiantou que o desconto em relação as tarifas atuais deve ser, em média de 40 a 50%, dependendo da disputa entre as concessionária durante a realização do leilão.
Um das questões polêmicas diz respeito ao expressivo aumento no número de praças de pedágio, incluindo uma entre Toledo e Cascavel e outra no trecho que liga Guaira a Terra Roxa.
Dentre várias outras autoridades políticas, quem revela estar atento as discussões em torno do novo modelo de pedágio é o deputado federal Zeca Dirceu, do PT…